domingo, 2 de março de 2008

Enxergue sua grande luz



Existiu um homem chamado Paulo, sua história é narrada na Bíblia, este homem era um perseguidor de cristãos, os perseguia para os matar!
Era um homem bem instruído, bem formado porém tinha em seu caráter muitos defeitos e desvios, era frio, calculista e destemido. Era judeu e instruído aos pés de Gamaliel, um doutor da lei. Um dia ele recebeu ordens para ir a Damasco para castigar alguns homens, mas ele pouco sabia do que lhe aconteceria no caminho. Ia então ele mais que rapidamente para sua terrível missão, quando de repente foi acometido de uma grande luz que o rodeou, esta luz foi tão forte que ele se assustou e caiu do cavalo, e dessa luz surgiu uma voz: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"

A história de Paulo é uma história que se repete com muitas outras pessoas desde então. O que as vezes não entendemos é que existe várias formas de se perseguir alguém, e até mesmo existe várias formas de matar alguém. Vivemos em um mundo hoje, onde o amor já é um sentimento praticamente em extinção, hoje se persegue as pessoas por vários motivos, e a religião é a principal. Nos dias de hoje há várias denominações chamadas "religiões": catolicismo, evangélicos, umbanda, budismo, entre outras... ; e entre cada uma existe uma parede de divergências que impede qualquer apromiximação entre estas. Mas paremos para analisar, qual o nome da religião que Paulo até então perseguia? Vamos ver então na Bíblia o nome dessa religião. "E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões." ( At 9 : 4 e 5 )
Como podemos ver o nome da religião que Paulo perseguia era JESUS. Acredito que nem mesmo Paulo sabia a quem realmente estava perseguindo. Mas por que Paulo não perseguia seitas que adoravam a outros deuses? Porque Deus permitiu que assim fosse para que todas as coisas se cumprisse e para que Paulo diante de todo seu orgulho tivesse que abaixar sua cabeça e reconhecer que em todo tempo ele esteve perseguindo alguém que sempre o amou, e teve que reconhecer que durante todo o tempo esteve cego e na escuridão.
Quantas vezes nós como Paulo, temos deixado nosso orgulho crescer e atingir níveis tão altos a ponto de nos cegar e não nos deixar enxergar a verdade. Paulo foi responsável durante muitos anos pela dissenssão entre as pessoas, mas foi este homem que Deus escolheu para unir o seu povo e fazê-los entender quem é o Senhor.
Isso se deu quando a luz do Senhor repentinamente o acometeu, foi essa luz que lhe trouxe de volta a visão, o enxergar das coisas com mais clareza, ele pôde compreender que tudo que ele havia aprendido desde então não era real, mas aquele amor encontrado aquele dia era real, porque Jesus não olhou para seu caráter desviado, nem para a quantidade de sangue que havia em suas mãos, ele perdoou e fez deste homem um marco na expansão de sua palavra.
Talvez você ainda não tenha enxergado essa luz tão forte ao seu redor. Entenda, ainda que você seja como Paulo, um assassino de pessoas, de sentimentos do que for, ou que você seja um grande perseguidor de seguidores de cristo ( não estou falando de religião), talvez você de alguma forma persegue aquele rapaz que trabalha com você porque ele não gosta muito de sair para beber, talvez você o julgue um fraco, ou então esse homem é fiel á sua namorada ou esposa e você o julga de caretão, talvez você menina julgue uma menina da sua sala de aula porque ela ainda é virgem, e não deixa ela andar com você devido à isso, talvez nós julgamos as pessoas por andarem mal vestidas, por não usarem roupa da moda, por não curtirem o mesmo estilo musical que o nosso, ou seja, existe várias formas de se perseguir alguém. Talvez você já tenha matado muitas pessoas com atitudes e palavras malditas. Talvez você seja só mais um Paulo.
Mas Paulo enxergou a luz em sua volta, e isso fez toda a diferença entre o Paulo perseguidor de homens e o Paulo discípulo de Cristo. Por que não tentar de alguma forma enxergar essa luz e mudar o rumo de nossa história???
Paulo ouviu o chamado de Jesus seu perseguido, deixou de olhar para suas crenças e dogmas e o seguiu. Hoje existe várias religiôes, algumas pouco deturpadas outras muito deturpadas, umas que pregam até Cristo outras o excumunga, mas se atentares seus olhos somente para Cristo entenderá que do que todos precisamos é desse Jesus misericordioso que não olha para nossos defeitos, mas sim nos chama para fazer parte do Seu Reino! Não persiga quem sempre te amou, pelo contrário una-se a Ele.
Enxergue sua grande luz e saia das algemas da escuridão, Jesus é a grande luz, e Nele não há trevas!
Leia mais a respeito da história de Paulo no livro de Atos e depois leias suas inúmeras cartas no Novo Testamento, entenda quem foi este homem e que você também pode ser como ele porque foi como Jesus!

Paz!!!

Tamires Martins / Espírito Santo

2 comentários:

  1. Q isso hein pastoraa!!!rsrsrs
    Vc é meu orgulhoo, meu tesouroo!!!
    Pra mim é um prazer ter uma pessoa taw inteligente ao meu lado!!!!
    Obrigadoo Papai do Céu por colocar essa jóia em meu caminhooo!!!Te amooo

    ResponderExcluir
  2. Show de bola! Me amarrei nessa palavra... Infelismente tem mtos cristãos que não enxergaram essa luz que Paulo viu...
    "Pai, não me deixe ficar cega nunca!"

    ResponderExcluir